Diversos

Otimismo do governo na recuperação da economia não reflete a realidade, afirma Miguel Daoud

O problema é que os investidores conhecem a economia, eles sabem quais os fatores que impactam o desempenho do Brasil, destaca o comentarista

Nesta sexta-feira, 13, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o Brasil está oficialmente saindo da recessão. Ainda segundo o ministro, o avanço da Covid-19 no país está diminuindo. As declarações foram feitas durante a participação de Guedes no encontro nacional de comércio exterior, promovida pela Associação de Comércio Exterior do Brasil.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o ministro está correto em mostrar otimismo com a recuperação econômica. No entanto, ele considera a fala de Guedes perigosa. “O ministro está usando sua capacidade para trazer investimentos para o Brasil. O problema é que os investidores conhecem a economia, eles sabem quais os fatores que impactam o desempenho do Brasil”.

Daoud concorda que houve uma melhora nos índices econômicos, mas chama a atenção para outros problemas. “O IBGE indica que vamos chegar a 17 milhões de desempregados, onde uma parte da população vive com R$ 150 por mês”, pontua.

O comentarista lembra que o Brasil também deve dar atenção às restrições que podem ser impostas pelos Estados Unidos, caso Joe Biden seja confirmado o novo presidente. “O Biden deve se juntar com a Europa e até mesmo pessoas do Brasil para pressionar o governo na questão ambiental. Isso preocupa, pois muitos investidores adotam esse critério para o fechamento de negócios”, diz Daoud.