Diversos

Pancadas de chuva no Sul indicam para chegada de uma nova frente fria

De acordo com a previsão do tempo, a chuva deve beneficiar lavouras de milho, cana e algodão em diversas regiões do país

O padrão de chuva deve mudar em boa parte do país nos próximos dias. Segundo Desiree Brandt, da Somar Meteorologia, as últimas frente frias que avançaram pelo Brasil vieram de forma costeira e não conseguiram provocar chuva no interior do país.

“A próxima frente fria indica que pode ser mais continental, ou seja, ela vai passar por cima da região Sul e deve alcançar o Sudeste e finalmente deve conseguir provocar alguma chuva em regiões do interior do país”, destaca a meteorologista.

Pelos próximos cinco dias, no Sudeste e áreas do Centro-Oeste, a chuva pode trazer alívio para algumas lavouras, especialmente na região oeste de São Paulo, com 30 mm, pontos do norte de Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás e áreas do sul e oeste de Mato Grosso.

“O aumento da umidade será maior a partir deste fim de semana. Isso será bom para o milho segunda safra no oeste do Paraná. A chuva não reverte o quadro de estiagem, mas esse pouco de umidade previsto pode estancar novas perdas nas áreas de milho”, afirma Desiree.

A chuva de 30 mm também beneficia áreas de cana no interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e áreas do triangulo mineiro, além de lavouras de algodão no noroeste do Mato Grosso.

Algumas áreas de café no Sudeste também serão beneficiadas com a chuva, os volumes devem diminuir o déficit hídrico e favorecer as lavouras que estão em fase de maturação.

“Apesar o retorno das águas, o tempo ainda segue seco em algumas regiões como centro e norte de Minas Gerais, norte de Goiás, leste de Mato Grosso e em grande parte das áreas produtoras do Matopiba, onde as chuvas foram embora mais cedo neste ano”, finaliza a meteorologista.