Aves e Suínos

Frigorífico vai descartar 100 mil aves nesta sexta, diz secretário de Agricultura do RS

Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, Covatti Filho confirmou a necessidade do abate sanitário

Em entrevista ao Canal Rural, o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul,  Covatti Filho, afirmou que a BRF confirmou que irá descartar 100 mil aves ainda nesta sexta-feira, 15. A unidade da empresa situada no município gaúcho de Lajeado estava paralisada desde a última segunda, 11, em decorrência do avanço do coronavírus.que a necessidade do abate sanitário.

“Essa situação envolvendo os frigoríficos do Rio Grande do Sul já se estende por cerca de 10 dias. Nós estamos com uma articulação junto ao Ministério Público e demais órgãos do governo do estado e conseguimos chegar neste acordo. No acordo, a BRF entrou em contato com as empresas, analisou os investimentos, e decidiram que vão realizar o abate de 100 mil aves, um abate sanitário. Claro que gostaríamos que isso não tivesse acontecido, mas as aves passaram do ponto, o peso também foi afetado. Estamos acompanhando com a Secretária do Meio Ambiente para saber como isso vai acontecer”, explicou o secretário.

Contudo, Covatti afirmou que o volume ainda é considerado baixo se não houvesse um acordo com o Ministério Público e a empresa. “Ainda sim é importante lembrar que o número ainda é baixo se a suspensão dos trabalhos continuasse. Se continuasse fechado nos 15 dias previstos, 7 milhões de aves seriam abatidas”, explica ele.

Covatti afirmou que ainda não há um lugar estabelecido até momento onde os abates irão ocorrer. “A própria BRF está fazendo esse levantamento, já que existem protocolos específicos para eles que são exportadores, e também precisam seguir rigorosamente as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura”, disse.