Boi

Caminhoneiro é multado em R$ 90 mil por deixar gado sem água e comida

Os bovinos estavam dentro de um caminhão parado em um posto de combustíveis há mais de 24 horas

Um caminhoneiro foi autuado pela Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira, 1º, por deixar 30 cabeças de gado sem água ou comida por cerca de 24 horas, segundo testemunhas.

A PMA foi acionada pela Agência Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que recebeu a denúncia de um caminhão parado em um posto de combustível, na MS 306, a 10 km de Cassilândia.

gado maus tratos mato grosso do sul
Foto: Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul

Os veterinários da Iagro e os policiais constataram que os animais já estavam extremamente debilitados, aglomerados e cambaleantes, devido à falta de água e alimento.

Na nota fiscal e Guia de Transporte Animal (GTA), constava que o veículo carregara no município de Inocência e seguiria para o município de Coronel Sapucaia. Porém, os fiscais suspeitam que estava parado, porque sairia irregularmente para o estado de Goiás, o que é comum na região.

O caminhoneiro afirmou que o caminhão havia parado de funcionar, por isso estava parado no posto. Mas ele realmente tinha adulterado o veículo para tentar burlar a fiscalização da Iagro, caso fosse encontrado, segundo a PMA.

“O infrator havia retirado a mangueira de combustível que liga o tanque à bomba injetora, para o veículo não funcionar. Assim que os policiais ligaram a mangueira o caminhão funcionou normalmente”, dizem as autoridades.

O veículo e o gado foram apreendidos. O motorista foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Cassilândia e telefonou a um advogado que o acompanhou.

O motorista responderá por crime ambiental de maus-tratos, com pena de três meses a um ano de detenção. O infrator também foi autuado administrativamente pela PMA e foi multado em R$ 90 mil por maus tratos aos animais. O gado ficou nas mãos da Iagro.