Pecuária

Capim híbrido estudado por universidade tem alta produtividade na seca

De acordo com pesquisador, a cultivar sabiá é uma opção para minimizar o problema de falta de alimento para o gado na época da seca

A fazenda experimental Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vem estudando o melhoramento de capim braquiária há pelo menos dez anos. Mais recentemente, os pesquisadores têm se debruçado principalmente sobre cultivares híbridas, segundo o portal Comunica UFU.

“Os cultivares híbridos são produtos do cruzamento de gramíneas da mesma espécie ou de espécies distintas, objetivando principalmente maior produtividade, melhor valor nutritivo e adaptação a condições de meio encontradas nos ambientes que utilizam pastagem no Brasil”, diz Leandro Barbero, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU e pesquisador.

boi gordo comendo capim
Foto: Leandro Barbero/arquivo pessoal

O professor coordena os estudos do Projeto Boi a Pasto, que começaram em 2011, com a criação do grupo que segue as linhas de pesquisa de manejo e adubação de pastagens.

Destaques entre os capins

As duas principais cultivares desenvolvidas pela UFU são CV. Cayana e CV. Sabiá, que concorrem com o mais utilizado no Brasil, o capim marandu, e já estão disponíveis no mercado, segundo o Comunica UFU.

De acordo com Barbero, embora tenham finalidades iguais, os dois cultivares têm particularidades diferentes. “Em nossos estudos, foi possível concluir que o cayana é um cultivar que apresenta elevada produtividade na época das chuvas, permitindo intensificação da fazenda”, diz. “O sabiá tem comportamento muito favorável na época das secas, época esta de grande dificuldade para o produtor, se mostrando como opção interessante para minimizar o problema de falta de alimento para o gado na época das secas”, complementa.

Além do aumento da produtividade das fazendas de pecuária e da rentabilidade dos produtores rurais, Barbero também aponta o respeito ao meio ambiente e a manutenção do produtor em sua atividade como reflexos sociais das pesquisas.