Pecuária

Cavalo é encontrado depois de oito anos desaparecido

Durante os oito anos sem o animal, seu dono ainda teve de passar por um divórcio e uma cirurgia cerebral de alto risco

Durante uma viagem de seus donos, o cavalo Mongo decidiu sumir da fazenda em que vivia. O caso ocorreu a oito anos atrás.

O cavalo foi atrás de ‘mustangs’ (raça de equídeo) , e durante o período não deu qualquer sinal de vida. Contudo, em setembro de 2022 , o animal apareceu e deixou o dono emocionado. As informações partem do canal de TV Fox News.

“Não parece real! Tê-lo de volta ainda não parece verdade “, disse Shane Adams, o proprietário do cavalo.

No espaço de oito anos, o dono do cavalo passou por grandes mudanças, todas elas também difíceis. Divorciou-se, perdeu a casa, fez uma cirurgia cerebral de alto risco e, nestes momentos mais complicados, não tinha Mongo, o amigo e companheiro de vida, a seu lado.

Procura durou três anos

Nos três anos seguintes ao desaparecimento, Shane ia todos os fins-de-semana acompanhado pelo pai, à procura do cavalo. Nesse meio tempo, o homem cresceu a treinar e a montar cavalos.

Mongo era o predileto da família e com ele, o homem tinha uma relação muito especial. “Ele sempre fez parte da minha vida”, complementou Shane no reencontro emocionante.

Contudo, a cinco anos atrás, a esperança de encontrar o cavalo tinha desaparecido. A família desistiu de procurar e assumiu que o animal tinha morrido.

Mensagem após oito anos 

No dia 27 de setembro deste ano, Shane recebeu uma mensagem no Facebook. Ela vinha de um trabalhador do Gabinete de Gestão de Terras de Utah informando que tinham encontrado o animal.  O gabinete sabia do caso de Mongo desde 2014. Dessa maneira, ao encontrarem um cavalo com as mesmas características recordaram do desaparecimento do animal e entraram em contato com o seu dono.

Assim, quando Mongo foi encontrado não demonstrou qualquer resistência ao ser capturado.

De acordo com um especialista em cavalos esse é um “sinal seguro de que o animal é doméstico.” Ao verem a marca que tinha puderam identificá-lo como o animal que havia desaparecido há oito anos. Durante a ausência, o cavalo perdeu 400 quilos.

Cavalo tem nova vida

“Encontrar o Mongo foi a melhor coisa que me aconteceu nos últimos dois anos”, explica Shane na entrevista à Fox. Depois de ter o cavalo de volta no quotidiano, Shane apercebeu-se que Mongo não se tinha esquecido das coisas que ele lhe tinha ensinado.

Scott, pai de Shane, morreu em agosto e não teve oportunidade de voltar a ver Mongo. “Adorava que o meu pai estivesse aqui para apreciar este momento tão bonito, uma vez que ele veio sempre comigo procurá-lo.”

Após o encontro com o animal, Shane e os filhos, Anna e Owen, de oito e 11 anos, têm desfrutado da presença de Mongo no dia-a-dia.