Nacional

Cavalo pega ‘carona’ em ônibus e viraliza nas redes

Caso do equino usuário de transporte coletivo ocorreu no último fim de semana em Santa Catarina

Um cavalo tem feito sucesso nas redes sociais no decorrer dos últimos dias. Isso porque ele foi “flagrado” com a cabeça para fora em meio de transporte nada comum para equinos: um ônibus.

+ Agroinfluencer é atacado por vaca enquanto gravava vídeo e viraliza

O caso envolvendo o cavalo que resolveu pegar “carona” em um ônibus ocorreu no último domingo (11) em Criciúma (SC). O registro dele no coletivo foi feito originalmente pelo músico e empresário Naldo Arraes.

Diante do fato, Arraes brincou com a situação. Em tom lúdico, ele lembrou que, antes, os cavalos eram responsáveis por guiar charretes — enquanto seres humanos eram os passageiros. Situação que, ao menos na cidade catarinense, se inverteu por um momento no último fim de semana.

“Os antepassados dele é que carregavam a locomoção, agora ele vai de carona”

“Na verdade, esse cavalo está com a vida ganha. Os antepassados dele é que carregavam a locomoção, agora ele vai de carona”, afirmou o músico em postagem em seu perfil no Instagram.

Carona de cavalo viraliza

Na rede social de Naldo Arraes, o “passeio” de ônibus do equino não despertou — ao menos de início — o interesse do público. Até às 11h desta quinta-feira (15), a postagem dele sobre o fato curioso contava com 232 curtidas e 39 comentários.

O músico, contudo, marcou a página de humor local “Criciúma da Depressão Oficial”. Na conta humorística, o vídeo de 12 segundos que mostra o cavalo dentro do ônibus repercutiu. Em três dias no ar, a postagem registra os seguintes números:

  • Mais de 42 mil curtidas;
  • Mais de 139 comentários.

Os editores da página humorística ainda fizeram questão de avisar: “Lembrando que o busão é todo adaptado para o cavalo e ele recebe todo o cuidado que merece.”

Infração de trânsito

Apesar do aviso da equipe do “Criciúma da Depressão Oficial”, uma irregularidade foi cometida. Na resolução 791 de 18 de junho 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define as normas a serem seguidas para o transporte de animais vivos.

De acordo com as regras em vigor, esse tipo de transporte só é permitido em “veículo automotor com equipamento de contenção de carga fixo reboque ou semirreboque construído ou adaptado, mantido e licenciado para o transporte de carga viva, excetuando-se os animais de companhia.”

Confira, abaixo, a íntegra da resolução do Contran:

Resolução do Contran — transporte de animais by Anderson Nogueira Scardoelli on Scribd

Personagem de rodeio

Em entrevistas, Naldo Arraes tem afirmado que o cavalo que passeou de ônibus é conhecido nos arredores de Criciúma. De acordo com ele, o animal participa de rodeios na região, sendo transportado por meio do coletivo. Até o momento, contudo, o dono do equino não foi identificado.

Leia também:

+ A dama do trator rosa: conheça a produtora rural que virou agroinfluencer
+ ‘Made in roça’: família Bragato bomba nas redes mostrando dia a dia na propriedade