Peixes

Exportação de tilápia cresce cerca de 35% em Mato Grosso do Sul

Apesar de as vendas internacionais terem aumentado, produtores do estado sofrem com a alta nos insumos usados na ração

A exportação de tilápia de Mato Grosso do Sul cresceu 35% no acumulado de 2020 até outubro, quando comparado ao mesmo período do ano passado, aponta a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Foram embarcadas 942 toneladas.

Dados divulgados pelo Ministério da Agricultura indicam que, no período, a arrecadação com as vendas para outros países aumentou 11,5%, passando de US$ 4,3 milhões em 2019 para US$ 4,8 milhões em 2020.

Insumos mais caros

Por outro lado, assim como a produção e a exportação aumentam, o preço dos insumos pagos pelos produtores do estado também seguem em alta. Uma pesquisa realizada com piscicultores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MS), a ração de peixe teve um aumento de 65% nos últimos meses.

“Essa alta ocorre devido ao aumento no preço dos principais insumos que compõem a ração. É recomendável que o piscicultor precisa aumentar a eficiência dentro da porteira para garantir o lucro na hora da venda do peixe”, indica o coordenador de ATeG Piscicultura, André Nunes.

Produção de tilápia

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todo o estado, foi registrado um aumento de 30%, equivalente a 4,2 mil toneladas, na produção de peixes em 2019, comparado ao mesmo período de 2018. 

A tilápia lidera o ranking de produção de peixes do estado, com 34,1 mil toneladas, seguido do pacu e patinga na mesma posição com 1,3 mil toneladas, e do pintado em terceiro com 428 toneladas produzidas.