Pecuária

Pior gripe aviária registrada nos EUA atinge até ursos

A doença já causou, até o momento, a morte de quase 58 milhões de aves em 47 estados norte-americanos

Quase um ano após o início, o pior surto de gripe aviária dos Estados Unidos continua dizimando aves em todo o Meio-Oeste do país e no Colorado, frustrando os esforços para impedir que o vírus afete os preços e a oferta de ovos do país.

+ China pede para pecuaristas reduzirem rebanho suíno

Além disso, a doença tem sido registrada até em outros animais. Em Montana, por exemplo, três jovens ursos pardos contraíram gripe aviária durante o outono e foram sacrificados, os primeiros casos conhecidos na espécie. Os ursos provavelmente contraíram o vírus comendo pássaros infectados, de acordo com a veterinária da Montana Fish, Wildlife and Parks, Jennifer Ramsey.

Em Dakota do Sul, onde o vírus chegou às granjas comerciais em março do ano passado, mais de 1,3 milhão de aves já morreram da doença, segundo dados do Departamento de Agricultura do país (USDA). O Nebraska, rstado no qual 4,8 milhões de aves morreram durante um surto de gripe aviária em 2015, ultrapassou 6,7 milhões de mortes de aves no surto atual, de acordo com dados estaduais e federais. Enquanto isso, o Colorado perdeu mais de 90% de suas galinhas poedeiras, com cerca de 6,25 milhões de aves mortas ao todo.

Morte de quase 48 milhões de aves

gripe aviária - argentina - wilson dias - agência brasil - níger
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Para evitar que a gripe aviária se espalhe, bandos inteiros de aves precisam ser eliminados após a confirmação da infecção. O surto causou, até o momento, a morte de quase 58 milhões de aves em 47 estados norte-americanos, conforme relatórios USDA.

Segundo o diretor-executivo da Colorado Egg Producers, Bill Scebbi, a gripe tem sido destrutiva para a indústria de ovos do Colorado, com os agricultores tendo que comprar ovos de fora do estado para atender à demanda dos clientes. Os produtores não têm seguro contra o vírus, disse Scebbi, e, dessa forma, as perdas estimadas estão na casa dos milhões de dólares.

Gripe aviária nos EUA: fazendas se recuperando

gripe aviária
Foto: Agência Brasil

Ainda assim, de acordo com a presidente e diretora executiva do American Egg Board, Emily Metz, que representa os produtores de ovos, muitas fazendas em todo o país estão se recuperando do surto. Atualmente, há cerca de 6% menos galinhas pondo ovos do que o normal em todo o país, afirmou.

Os preços no atacado dos ovos grandes do Centro-Oeste atingiram um recorde de US$ 5,46 a dúzia em dezembro, de acordo com a empresa de pesquisa Urner Barry. No entanto, os preços já caíram para US$ 3,77 a dúzia este mês, após a demanda sazonal da temporada de confeitaria.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.