Diversos

Polícia Federal realiza operação de busca e apreensão na Aprosoja-MT

Mais cedo, ministro do STF acatou pedido da Procuradoria Geral da República determinando bloqueio das contas da entidade e da Aprosoja Brasil

A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira, 6, uma operação de busca e apreensão na sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Foram recolhidos documentos para apurar se a associação teria utilizado recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para financiar atos no 7 de setembro, em defesa do presidente Jair Bolsonaro.

Pelo mesmo motivo, mais cedo nesta segunda, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes acatou pedido da Procuradoria Geral da República determinando o bloqueio das contas da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Aprosoja-MT.

A Aprosoja Brasil informou que as contas da entidade “seguem rigorosas regras de compliance. Desta forma, não foi e nem pode ser feita nenhuma movimentação irregular nas contas da entidade, pois os gastos são utilizados estritamente com as atividades fim da Aprosoja Brasil”.

Já a Aprosoja-MT divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que seus dirigentes “jamais financiaram, apoiaram, ou convocaram a população para atos criminosos e violentos de protesto, às vésperas do feriado de 07.09.2021, durante uma suposta manifestação e greve de ‘caminhoneiros’ ”.

O texto divulgado pela entidade também informa que a associação “preza pelos preceitos legais e constitucionais, e já está disponibilizando toda documentação solicitada, pois é a principal interessada no esclarecimento dos fatos, já que nada tem a esconder da sociedade e principalmente dos seus associados”.