Política

De volta ao Palácio do Planalto, Lula cita agricultura familiar e agronegócio

Novamente presidente da República, ele falou em ter como missão acabar com a fome no país

Após a sessão solene em que assinou o termo de posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde deste domingo (1º). Usando a faixa presidencial, discursou. E citou o que, segundo ele, foi feito para a agropecuária em sua gestão anterior à frente da Presidência da República.

+ ‘Seguirei lutando por uma agropecuária pujante’, escreve Marcos Montes

De acordo com o próprio Lula, que já havia sido presidente de 2003 a 2010, seu governo anterior foi marcado, entre outros pontos, por “investir na agricultura familiar”, segmento responsável, nas palavras dele, pela produção de cerca de 60% de todos os alimentos que são consumidos no Brasil.

O petista reforçou, entretanto, que o olhar para a agricultura familiar foi feito “sem descuidar do agronegócio”. Além disso, reforçou que trabalhou — e voltará a trabalhar — para que a produção caminhe em sintonia com as pautas ambientais, como proteger os biomas e promover ações cada vez mais sustentáveis.

Tanto a agricultura familiar quanto o agronegócio trabalham na produção de alimentos. E essa produção fará parte da missão que Lula assumiu publicamente agora: de atuar para acabar com a fome no país.

A agricultura no novo governo Lula

lula - posse
Foto: Ricardo Stuckert

No discurso que marca o seu retorno ao comando do Palácio do Planalto, Lula não destacou, no entanto, o que fará para o setor agropecuário no decorrer dos próximos quatro anos. Na semana passada, porém, ele confirmou que recriará os ministérios da Pesca e do Desenvolvimento Agrário, que serão desmembradas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.