Faltou 'razoabilidade técnica' no Plano Safra, diz ex-secretário do Mapa Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Faltou 'razoabilidade técnica' no Plano Safra, diz ex-secretário do Mapa

Para o ex-secretário de Política Agrícola do Mapa, José Carlos Vaz, se a má gestão for mantida nos próximos anos, agricultura pode ter crise

Para o consultor jurídico e ex-secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), José Carlos Vaz, “faltou razoabilidade técnica no planejamento do Plano Safra 2022/2023“.

Segundo Vaz, “se essa má gestão for mantida nos próximos anos, podemos ver uma crise na agricultura”. 

“Do ponto de vista da gestão do custo médio financeiro do produtor e do custo para o Tesouro, o recurso foi mal alocado. Não foi bem desenhado”, afirma.

Para Vaz, o produtor não deve ter problemas neste ano. “Tem dinheiro no mercado e ele vai atrás. Ele vai plantar”, explica.

No entanto, o ex-secretário alerta que se a ‘bagunça’ na gestão da política agrícola continuar, o Brasil pode sofrer uma “pane na agricultura”.

“Principalmente de pequenos e médios produtores. Não foi criada uma estrutura robusta para enfrentar problemas climáticos, problemas de pragas e doenças”. 

Sair da versão mobile