Política

Futuro secretário de Política Agrícola, Neri Geller diz que vai restruturar programas

O deputado federal e ex-ministro da Agricultura do governo Dilma, Neri Geller (PP-MT), disse que vai reativar o programa de armazenagem e fomentar o Inovagro

O futuro secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller (PP-MT), disse nesta sexta-feira (27), em entrevista ao Rural Notícias, disse que vai trabalhar em sintonia com o ministro Carlos Fávaro (PSD-MT), no fortalecimento da pasta e do setor. 

“O ministro pode contar com minha total lealdade. Fui secretário de Política Agrícola duas vezes. Oportunidade em que exercemos um papel importante. Nós implantamos grandes programas de crédito, grandes programas de garantia de preço mínimo e um grande programa de estruturação do seguro rural. E o que nós precisamos agora é resgatar uma política adequada para o setor, onde se deixe de lado a questão ideológica e se cuide realmente do crédito, do balizamento de mercado, mercado futuro, garantia de preço mínimo, estoque público para ajudar a agroindústria. E trabalhar também para nas votações do Congresso Nacional, como a Lei dos Defensivos Agrícolas, a Lei do Licenciamento Ambiental, que são importantes para o setor”, disse. 

Geller retornará ao Mapa após encerrar o seu mandato como deputado federal. Filiado ao PP de Mato Grosso, ele tentou se eleger senador nas eleições de 2022, mas não teve êxito — e chegou a ter a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller vai se reportar diretamente ao ministro Carlos Fávaro. Em entrevista concedida ao Canal Rural em 6 de janeiro, Fávaro já havia indicado que Geller assumiria função no ministério após encerrar o mandato como parlamentar, em 1º de fevereiro. Na ocasião, contudo, o cargo não estava definido. 

“A secretaria de Política Agrícola será comandada pelo deputado Neri Geller. Será a terceira vez que ele assume a secretaria, além de ter sido ministro. Ele tem conhecimento na área, sabe onde buscar recursos e implementar políticas públicas”, disse Fávaro, em entrevista à Rádio Conti de Mato Grosso nesta sexta-feira (27).

Na entrevista ao Canal Rural, o futuro secretário disse que ‘não vacila’ e falou sobre a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)

“Quando fui secretário de Política Agrícola e ministro da Agricultura, o Ministério do Desenvolvimento Agrário existia. E eu entendo a política do presidente Lula de ter uma política diferente para a agricultura familiar, que envolve programas sociais. E a transversalidade é importante. Eu não vou deixar em momento nenhum de exercer o papel da política agrícola. Do mesmo jeito como fiz lá no passado, no governo da presidente Dilma, nós vamos fazer as políticas que precisam ser feitas. Vamos resgatar o custeio e o pré custeio com recursos equalizados pelo Tesouro Nacional. Eu não vou abrir mão disso. Nós vamos reativar o programa de armazenagem, que foi abandonado nos últimos 4 anos. Vamos fomentar o Inovagro”. 

Sobre o próximo Plano Safra, Geller disse que vai buscar um Orçamento robusto e que o dinheiro que vai para agricultura é ‘investimento e não gasto’.

“O Ministério da Agricultura vai estar aberto para entidades, federações, associações, para fazer uma política de forma articulada, inclusive com a FPA e o IPA”.