Diversos

Programa do governo aposta em biodiversidade para expandir turismo rural em SP

Iniciativa conhecida como Vale do Futuro quer apoiar a atividade rural na Região paulista do Vale do Ribeira

Por meio do programa Vale do Futuro, o governo de São Paulo pretende destinar investimentos para promover o turismo rural e os produtos agrícolas no Vale do Ribeira, que é conhecida pela biodiversidade encontrada nos 22 municípios que compõem a região localizada no sul do estado.

“Queremos promover destinos e gerar oportunidades para as pessoas. Principalmente para os pequenos empresários e artesãos e todos que participam da cadeia produtiva agrícola, com o objetivo de atrair investimentos também”, diz o secretário estadual de turismo de São Paulo Vinícius Lummertz.

Segundo o governador de São Paulo João Doria, os microprodutores terão os recursos disponibilizados por instituições como o banco Desenvolve São Paulo, além do apoio do programa Empreenda Fácil. “A produção agrícola na região do Vale do Ribeira é muito importante não só para São Paulo, mas também para o Brasil”, afirma Doria.

A gastronomia também é um dos pontos fortes da região e chamou da chefe de cozinha, Jaqueline Watanabe. “Ao conhecer todos esses processos de preparo do alimento, entendemos o valor do produto e porque é algo tão precioso”, comenta.

O cuidado é especial com o meio ambiente. A natureza garante a renda das famílias caiçaras e a manutenção do ecossistema da região é prioridade para os moradores. “Várias famílias se sustentam do que o manguezal produz. Hoje o manguezal é visto como berçário da vida marinha e da produção pesqueira”, ressalta o monitor ambiental Rafael Xavier.