Diversos

Solução para queda no preço dos combustíveis passa pela redução do câmbio, diz Daoud

Na avaliação do comentarista do Canal Rural, a padronização na cobrança de ICMS pode não surtir o efeito esperado

Como uma tentativa para frear a valorização nos preços dos combustíveis, parlamentares estudam criar um fundo para a Petrobras com os dividendos recebidos pelo governo, que é dono de 37% das ações da empresa estatal. Outra medida seria padronizar a nível nacional a cobrança de ICMS sobre o produto.

Na avaliação do comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, as duas medidas não teriam o efeito esperado. “Para se chegar a uma média na cobrança de ICMS sobre os combustíveis, é necessário subir o imposto em alguns estados. Além disso, a demanda é de difícil aprovação, uma vez que os estados não vão concordar em perder essa arrecadação. Sobre o fundo, algo semelhante como a Cide já foi criado no passado, e também não funcionou”, relembra.

Segundo Daoud, a solução para uma baixa nos valores seria trabalhar na baixa do dólar. “É preciso estabelecer um critério de credibilidade para o país, onde os agentes devem estabelecer um projeto para trazer estabilidade ao mercado financeiro, pois os combustíveis estão atrelados a questão do câmbio; e o valor do câmbio impacta em tudo não só nos combustíveis”, pontua.