Tempo

'Águas de março’ devem atingir quase todo o Brasil nos próximos dias

Invernada atinge Sul e Centro-Oeste, enquanto frente fria chega para trazer muita chuva para Rio Grande do Sul e Santa Catarina

A chuva não dá trégua na região central e Norte do Brasil nos próximos dias. Segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Somar Meteorologia, as áreas de instabilidade provocadas por uma invernada ganharam força em Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

“Em 24 horas, já choveu mais de 100 milímetros na região de Rondonópolis e ainda tem muita água para cair. Amanhã, há previsão de chuva volumosa e persistente no norte de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Amazonas.A invernada deve durar até o sábado. Essa persistência da chuva derruba a temperatura na região”, disse.

A expectativa é que chova mais de 130 milímetros em área que ocupa Tocantins e Pará, e 70 mm em áreas de Mato Grosso.

“Em Campos de Júlio, são esperados mais de 100 mm.  A chuva vai até o final da semana, depois o volume diminui nas próximas semanas, com chuva  mais espaçadas no outono.No Sul, o ciclone extratropical já foi embora. A frente fria chega no Sul e Sudeste, mas já está perdendo força. No entanto, outra frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul no fim de semana, podendo chegar a mais de 100 mm no nordeste do estado. Na região oeste, são esperados 80 mm de 18 a 24 de março. Na semana seguinte, de 25 a 31, são esperados grandes acumulados de chuva na metade norte do RS e boa parte de Santa Catarina”, completou.