Tempo

Após onda de calor, chuva pode voltar em forma de temporais ao Sul

No entanto, segundo a previsão do tempo, o volume de chuvas esperado para a região não deve reverter o quadro de déficit hídrico no solo

Rio Grande do Sul e oeste do Paraná ainda tem temperaturas elevadas. Até o dia 19 de janeiro o interior da região Sul o calor pode se aproximar dos 40 °C nos próximos dias. Depois desse período, uma frente fria se aproxima da região, provocando queda nos termômetros.

O tempo mais ameno no Sul favorece a formação de chuvas, que vem acompanhadas com alto risco para temporais na próxima semana, com até possibilidade de queda de granizo.

Apesar do retorno das águas, a meteorologia ressalta que os volumes previstos para os três estados não passam dos 30 mm. O que ainda não reverte o quadro de déficit hídrico do solo no Sul do Brasil.

Segundo a previsão do tempo, a partir o dia 20, a massa de ar quente avança para o Centro-Oeste. As maiores temperaturas deverão ser registradas em Mato Grosso, passando dos 30 °C.

Em relação à chuva, o alerta para enchentes vai para o Piauí e Maranhão. Um vórtice ciclônico e uma zona de convergência intertropical vão manter as nuvens carregadas nos próximos dias algumas áreas do Nordeste.