Tempo

Brasil se prepara para duas novas ondas de frio; risco de geada no Sul

Rio Grande do Sul e São Paulo devem ser atingidos por ventanias

As regiões Sul e Sudeste do Brasil devem ser atingidas por uma nova frente fria nesta terça-feira, 12. Ela chegará, inicialmente, à costa sulista e, até o fim da noite, estará sobre estados sudestinos.  A previsão é de muitas nuvens e com chuva no no centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A mesma condição climática é esperada para duas unidades federativas do Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A chuva atinge também áreas do sul e oeste de São Paulo. Ainda faz muito sol no Sudeste do Brasil e não chove na maior parte da região. Tempo firme também esperado em Goiás, no Distrito Federal, no centro-norte de Mato Grosso, sul do Pará, Tocantins e interior do Nordeste. Toda a costa nordestina ainda terá chuva.

Ondas de frio, risco de geadas e ventanias

Em relação às temperaturas, o destaque é o frio no Sul do Brasil. As temperaturas caem a partir da tarde e o dia termina gelado. Na quarta-feira, 13, há risco de geadas isoladas no Rio Grande do Sul.

Destaque para a ventania em todo o Sul até São Paulo. Na zona da mata mineira, no estado do Rio de Janeiro e no extremo sul do Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento devem variar entre 50 e 100 quilômetros por hora (km/h), em média. As rajadas de vento de mais de 90 km/h são previstas na terça-feira na faixa leste dos três estados sulistas: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Na serra catarinense, por exemplo, as rajadas de vento podem atingir até 100 km/h. Na regiões metropolitanas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), as rajadas atingem mais de 60 km/h. Além disso, no litoral gaúcho, as ondas podem ultrapassar 4 metros de altura.

dente-de-leão, vento
Foto: Pixabay

No estado de São Paulo, a região de Itapetininga e o litoral sul serão os mais atingidos. Nessas localidades, são esperadas ventanias de forte intensidade e podem alcançar mais de 70 km/h. Na Grande São Paulo, é espera-se o surgimento de rajadas na ordem de 60 km/h.

Toda essa condição climática em São Paulo se dará por causa de uma passagem de uma frente fria. No fim do dia, as rajadas de vento chegaram também aos 60km/h na capital fluminense. No fim de semana, uma nova massa de ar de origem polar avança e traz um frio mais significativo. Desta vez até áreas do sudoeste do Paraná podem ter geadas.

Leia mais: La Niña favorece ondas de frio; entenda por que o fenômeno dura mais que El Niño

E também: Chuva atrasa plantio do trigo em terras gaúchas