Tempo

Chuva atinge o Nordeste nesta semana e Sul tem temporal e granizo

Pancadas podem atrapalhar colheita da soja no Maranhão, que tem chance de receber volume de mais de 100 milímetros em 10 dias

Embora o verão tenha sido de La Niña, a chuva ficou abaixo da média em grande parte do Nordeste. Isso ocorreu porque as águas do oceano Atlântico não estavam aquecidas e, portanto, não colaboraram tanto para reforçar os regimes climáticos de chuva da região. Agora, na fase da colheita da soja na região do Maranhão, a chuva pode atrapalhar os trabalhos, já que a semana tem previsão de tempo instável com altos volumes, o que pode provocar a interrupção da colheita.

“Há previsão de mais de 100 milímetros em apenas 10 dias”, diz Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.

Na quarta-feira, 9, a chuva segue restrita à faixa leste e norte do Nordeste. No entanto, na faixa leste, perde força, enquanto que na região norte do Maranhão ocorre o contrário, com condição para pancadas de intensidade moderada a forte, além de raios. O interior do Nordeste segue com tempo seco.

Mais chuva na quinta

Na quinta-feira, 10, a chuva novamente fica restrita ao norte do Maranhão, Piauí e Ceará, e ao litoral desde o Rio Grande do Norte até a Bahia. Maiores acumulados de chuva são esperados no norte de Maranhão, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nas demais áreas, a chuva é rápida e isolada. O interior nordestino segue com tempo seco.

A semana termina com previsão de chuva entre moderada e forte na região norte do Maranhão, por conta da ZCIT, que potencializa a formação de nuvens carregadas. Também há previsão de chuva no norte do Piauí, Ceará e toda costa leste nordestina, mas que ocorre de maneira rápida e isolada.

No Sul, o destaque são os temporais e o granizo. Um sistema de baixa pressão atmosférica se forma sobre o Rio Grande do Sul e em quase todas as áreas pode chover a qualquer hora do dia e o sol nem consegue aparecer. Atenção maior para o litoral do Paraná e faixa leste de Santa Catarina, onde os volumes de chuva são elevados e há risco de transtornos, como alagamentos e transbordamento de rios e córregos.

A Marinha do Brasil alerta para ressaca entre Torres (RS) e Florianópolis (SC), a partir da noite desta terça-feira, 8, até a manhã de quinta, 10, com ondas que podem chegar a 2,5 m de altura.

Chuva no Sul

Na quarta-feira, 9, a chuva perde força mas continua presente em quase todo o Sul, devido a áreas de instabilidade presentes no alto da atmosfera, e a um corredor de umidade que sopra desde a região Amazônica até o Sul.

Na faixa leste do Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina e do Paraná, o tempo permanece bem fechado, intercalando entre períodos de céu nublado e chuva fraca a moderada. No fim de semana, o ar frio toma conta da região e há risco de geada nos pontos mais altos, com mínimas previstas de 0 ºC a 3 °C.