Tempo

Chuva deve ficar acima da média em fevereiro em algumas regiões

Segundo a meteorologia, a formação de um corredor de umidade deixa o tempo mais úmido em regiões do Sudeste e Centro-Oeste

Desde a semana passada, a atuação de um corredor de umidade que está estacionado na altura do Sudeste, vem sendo a grande responsável por grandes volumes de chuva persistente e abrangente.

O elevado volume de águas deixa o solo encharcado em áreas de São Paulo e no centro e sul de Minas Gerais. Além disso, a previsão do tempo indica mais volumes de chuva para os próximos dias. Em áreas de Minas e interior do Espírito Santo são esperados até 100 mm nos próximos cinco dias.

Para a próxima semana a tendência é de redução no volume das chuvas no Sudeste.

Qual será o comportamento da chuva em fevereiro?

Segundo a meteorologista da Agroclima, Desirée Brandt, em fevereiro, o clima vai sentir de forma mais expressiva os efeitos do La Niña. “A chuva volta a ganhar força nas áreas mais ao Norte, e em regiões do Matobiba os volumes podem ficar acima da média”, destaca.

Já no Sudeste e Centro-Oeste, os índices esperados para os primeiros dias de fevereiro deixam o tempo com precipitações acima do esperado. O mesmo cenário deve ser observado no Sul, mas a meteorologia faz uma ressalva.

“A chuva deve ficar acima da média em Santa Catarina e no Paraná, no entanto, será mal distribuída e de forma localizada, enquanto o Rio Grande do Sul terá mais um mês de chuva abaixo da média”.

Diante desse panorama, a temperatura sobe e fica acima da média em algumas regiões do Sul em fevereiro. O calor também deve aumentar no interior de São Paulo.