Tempo

Chuva começa a se reorganizar no interior do Brasil; veja a previsão do tempo

Com o retorno da umidade, há o enfraquecimento da onda de calor histórica que atingiu o país

A chuva registrada em São Paulo nesta quinta-feira, 8, comprova que o tempo já está mudando aos poucos. Em muitos lugares, mais ventou do que choveu, mas a umidade é um alívio para a onda de calor mais forte da história. Em Ribeirão Preto (SP), uma tempestade de poeira foi provocada por rajadas de 65 km/h. Na Cidade Gaúcha, que fica no noroeste do Paraná, a ventania chegou a 83 km/h.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


Alguns acumulados foram significativos. Em Querência do Norte, no Paraná, foram registrados 25 milímetros. Em Araguaína, no norte do Tocantins, tivemos 30 milímetros de chuva.

“A precipitação foi pontual, mas a partir de agora, há a expectativa de uma chuva boa para plantio no oeste de Santa Catarina e, principalmente, áreas do oeste e sul do Paraná”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Olhando para a previsão mais estendida, a situação não mudou. As chuvas até a sexta-feira, 9, ficam mais concentradas no Sul, sendo mais irregulares no norte do Paraná.

No fim de semana, a chuva avança para o norte, na altura de Minas Gerais e canaliza a umidade proveniente da Floresta Amazônica para Goiás, Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, Matopiba e Rondônia. “No Matopiba ainda não é chuva regular. É necessário cuidado na instalação com essas primeiras pancadas, já que elas só se tornam mais regulares no fim de outubro e decorrer de novembro”, diz Oliveira.

Segundo ele, de uma forma geral, podemos esperar a reorganização da chuva e o enfraquecimento do calorão histórico que atingiu o interior do Brasil, com temperaturas acima de 44 °C em algumas localidades.