Tempo

Chuva retorna para o Sul e leva umidade às lavouras de soja

Na metade norte do Brasil, a precipitação diminui e colabora com o avanço da colheita da oleaginosa

A previsão é de chuva novamente nos três estados da região Sul nesta quarta-feira, 3. As precipitações vêm na forma de temporais novamente, com sua maior intensidade à tarde. O destaque são as rajadas de vento, de mais de 50 km/h, e os riscos de queda de granizo, desde o Rio Grande do Sul até o centro oeste do Paraná e de Santa Catarina.

“Embora a chuva venha com força em algumas localidades, ela será bem-vinda para as lavouras de soja em desenvolvimento do Rio Grande do Sul que já estavam perdendo a umidade”, diz Desirée Brandt, meteorologista da Somar.

Os maiores acumulados de chuva estão previstos no norte, sul e leste do Paraná, além da maior parte de Santa Catarina, com riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.

Enquanto isso, a umidade vai diminuindo na metade norte do Brasil, o que vai favorecer a retomada dos trabalhos em campo em boa parte de Mato Grosso, Pará e Matopiba no decorrer desta semana. “Na quinta-feira, 4, já teremos boas janelas de tempo seco para a retomada das atividades em algumas áreas do Norte e Nordeste”, diz Desirée.

Nos próximos dias, o destaque é a formação da frente fria que manterá organizada ainda umidade da Amazônia no sul do Brasil. Assim, são esperados chuvas a qualquer hora do dia, e volumes elevados de chuva, que passam facilmente dos 100 milímetros em parte de Santa Catarina e do Paraná, até o final da semana que vem. Até o dia 10 de março, as chuvas vão seguir volumosas nesses dois estados, e com os maiores acumulados previstos no leste de Santa Catarina.

Por fim, devido ao tempo fechado, as temperaturas ficarão mais baixas, na maior parte do Sul. O pico do frio é previsto na sexta, 5, no leste da região Sul.