Tempo

Fortíssimos temporais atingem São Paulo, Paraná e sul de Minas no fim de semana

Umidade é boa para a instalação do milho segunda safra, mas pode trazer transtornos como deslizamentos de terra em centros urbanos

Temporais fortíssimos devem ser registrados neste sábado (29) em São Paulo, Paraná e sul de Minas Gerais. A formação da frente fria junto à nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) faz com que a chuva aumente desde Mato Grosso até São Paulo. Atenção para o alto risco de acumulados elevados, tempestades, ventania e queda da temperatura. 

Toda essa chuva pode gerar áreas de alagamento, transbordamento de córregos e rios e enchentes. No entanto, aumenta a umidade do solo em áreas agrícolas de milho segunda safra.Também há previsão de ventos fortes no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. No Rio Grande do Sul, a chuva já se afasta e as temperaturas voltam a subir.

No Nordeste, um vórtice ciclônico de altos níveis deixa as instabilidades frequentes entre o Recôncavo Baiano e o sul da Bahia. Temporais isolados mas com forte intensidade também são esperados na região de Belém (PA), no norte de Mato Grosso e de Rondônia, sul do Amazonas e sul do Pará. O tempo fica encoberto com chuva frequente e baixos acumulados no leste de Santa Catarina.

Nos próximos dias, a chuva continua volumosa no Paraná e em São Paulo, com tempo severo e chances de transtornos no litoral e na capital dos dois estados. A chuva também ganha força no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. A formação de uma nova ZCAS é capaz de provocar dias consecutivos de céu encoberto e chuva frequente do Norte ao Sudeste.