Tempo

Meteorologia alerta: com La Niña, frio tardio pode atingir regiões produtoras

Com avanço da frente fria e do ar polar, a temperatura ficou abaixo de 2 °C em algumas cidades do Rio Grande do Sul, com formação de geadas

Com o avanço da frente fria e do ar polar, a temperatura ficou abaixo de 2 °C em algumas cidades do Rio Grande do Sul, com formação de geadas. O frio tardio preocupa os produtores de trigo em fase de floração e também quem já está instalando o milho no estado.

No ano passado, o Rio Grande do Sul registrou geadas no dia 20 de setembro. “Como estamos em uma neutralidade climática no meio de um La Niña e outro, não dá para descartar a ocorrência de ondas de frio tardias, o que pode deixar a instalação da safra mais lenta, já que a semente não germina em condições de baixas temperaturas”, avisa Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

No sábado, 28, o tempo segue firme em todo o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Ainda há frio pela manhã, mas sem risco de geadas nessas áreas. Chove no litoral norte de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, metade oeste de Mato Grosso, região Norte e leste do Nordeste.

No leste de São Paulo e do Paraná, chuva forte e intermitente, com trovoadas e altos volumes. A chuva ajuda a diminuir a poluição e melhora a umidade do ar. Mas isso não resolve a situação dos altos focos de queimadas. O estado de São Paulo, por exemplo, tem o pior índice desde 2011.

Frio começa a ir embora

No domingo, 29, o tempo seco e quente continua sobre grande parte do Planalto Central, centro-norte de Minas, sul de Tocantins e Sertão nordestino. Além disso, nessas áreas as temperaturas ficam elevadas e a umidade relativa do ar cai para menos de 30% no período da tarde.

Em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a tendência é de volta nas pancadas de chuva. A região Norte deve continuar a ter pancadas de chuva com trovoadas, e estas chuvas podem ser mais intensas no Amazonas entre sábado e domingo. Enquanto isso, na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, o tempo deve permanecer firme com elevação gradual nas temperaturas ao longo do final de semana.