Tempo

Previsão aponta chuva de 200 milímetros até o dia 21 de outubro; veja onde

Em algumas regiões, há risco de ventos acima dos 70 km/h, queda de raios e até granizo

Na segunda quinzena de outubro, as chuvas devem cair com maior frequência no interior do Brasil. Segundo a meteorologista da Somar Meteorologia, Desirée Brandt, há risco de tempestades com ventos acima dos 70 km/h.

“Já tivemos algumas pancadas de chuva no Centro-Oeste e há a previsão de temporais desde a costa do Sudeste até o Norte do Brasil. Essa chuva estará associada à presença de umidade no interior do País e à formação de uma área de baixa pressão na costa do Sudeste”, disse.

Clima: quarta-feira deve registrar temporais em grande parte do Brasil; confira

Segundo ela,  além dos ventos, podem ocorrer descargas elétricas e queda de granizo em pontos isolados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. “Nos próximos dias, entre 13 e 21 de outubro, os grandes acumulados estarão concentrados no Sudeste e perto do Centro-Oeste. De 21 a 29, as chuvas se espalham um pouco mais pelo país”, falou.

Previsão por região

Em Passo Fundo (RS), a chuva fica 70% abaixo da média, apesar da previsão de pancadas mais fortes por volta do dia 23. No entanto, as janelas de tempo firme serão maiores.

No Sudeste, algumas regiões de Minas Gerais podem registrar 200 milímetros de chuva até o dia 21 de outubro. Já do dia 21 a 29, a chuva continua entre Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, mas volta a reduzir no noroeste de São Paulo.

Em São José do Rio Preto (SP), são mais de 3 meses com déficit hídrico. No final de outubro que a chuva deve se consolidar, com 145 mm em 15 dias.

“Ainda há previsão para acumulados em Mato Grosso do Sul. A chuva dá uma recuada no norte de Mato Grosso e em Goiás, retornando apenas no fim do mês. Em Sorriso (MT), há chuva nesta terça, mas depois só no dia 28 de outubro. Na região do Matopiba, a chuva retorna apenas em 29 de outubro e começo de novembro, Em Balsas (MA), a previsão é de pancadas no dia 1º de novembro”, finalizou.