Tempo

Previsão do tempo: pancadas de chuva à tarde podem causar danos; veja onde

Nesta terça-feira, 21, as precipitações continuam concentradas na metade norte do Brasil, mas atingem algumas áreas do Sudeste e de Mato Grosso do Sul

Com apoio de

Sul

A previsão do tempo não indica chuva em nenhum ponto da região nesta terça-feira, 21. A situação segue muito parecida com os últimos dias: tempo seco com manhãs mais amenas e eventual formação de nevoeiro (desta vez, do centro e leste do Rio Grande do Sul ao litoral paranaense, passando por Curitiba).

A tarde deve ser quente, podendo registrar temperaturas acima de 30 °C no oeste do Paraná e de Santa Catarina e do centro ao oeste do Rio Grande do Sul. A atenção para queda na umidade relativa do ar deve ser mantida.

Sudeste

O tempo firme ganha força em grande parte da região. Se chover, será somente de forma muito isolada no Triângulo Mineiro e no restante do oeste de Minas Gerais. As precipitações devem vir na forma de pancadas, com raios e rajadas de vento.

No Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais, interior de São Paulo e no Rio de Janeiro, manhãs amenas e tardes quentes; no leste de São Paulo também não chove, o sol prevalece mas as temperaturas durante a tarde são mais amenas.

Umidade relativa do ar em queda no interior da região, sobretudo em Minas Gerais e em São Paulo.

Centro-Oeste

O sol predomina na maior parte do dia em toda a região nesta terça-feira. O norte de Mato Grosso do Sul tem risco de pancadas de chuva rápidas e isoladas, assim como Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. No restante do território sul-mato-grossense, não há condição para precipitações.

As pancadas chegam a ser fortes, vem mais no período da tarde e são acompanhadas por raios e rajadas de vento, o que pode causar danos. Mesmo assim, a chuva é passageira e sem grandes acumulados.

Atenção ao oeste de Mato Grosso do Sul, onde faz bastante calor à tarde e com umidades do ar bem baixas, que atingem níveis críticos.

Nordeste

O litoral norte volta a ter mais influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Várias cidades podem receber chuvas fortes, grandes volumes e trovoadas.

Uma frente fria na costa traz mais umidade e chuva intensa para a Bahia, com grandes volumes previstos.

As ondas de leste seguem trazendo chuva com elevados acumulados também de Sergipe ao Rio Grande do Norte.

Nas demais áreas, as pancadas de chuva também acontecem, de forma forte e acompanhadas por raios e rajadas de vento, devido à formação de áreas de instabilidade.

Norte

A expectativa é de chuvas sobre toda a região devido à atuação de várias instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. Volumes expressivos devem ser registrados no Pará e no Amapá. Vale lembrar que boa parte dessa chuva acontece no período da tarde.

Além disso, chuvas fortes ocorrem também no Acre, Rondônia e Amazonas, por outra área de baixa pressão e chuva volumosa no norte de Tocantins.