Tempo

Previsão do tempo: veja como ficarão as chuvas e temperaturas em junho

De acordo com a Somar Meteorologia, o mês deve ser diferente de maio na distribuição das precipitações e de temperaturas acima da média em boa parte do país

O mês de junho será diferente no que diz respeito à distribuição de chuvas no Brasil, segundo a previsão do tempo. A meteorologista Desirée Brandt, da Somar, lembra que maio foi marcada por chuvas irregulares na região Sul, que só voltaram de forma mais significativa na segunda metade do mês.

Os mapas meteorológicos projetam chuva acima da média no Rio Grande do Sul no próximo mês. Desirée ressalta que não será uma mudança de uma hora para outra. O estado até deve registrar uma precipitação na segunda-feira, 1º, mas ela ainda não vai se consolidar. Depois do dia 10 é que as chuvas devem ficar mais concentradas na região.

A faixa leste, do Espírito Santo ao Nordeste, também terá chuva acima das médias de junho. Segundo a meteorologista, é comum chover mais na região por conta o sistema conhecido como Ondas de Leste.

Por outro lado, no Brasil Central, onde já não chove normalmente nesta época do ano, a previsão do tempo indica chuvas abaixo da média histórica. “Isso deve colaborar com as colheitas do milho, cana-de-açúcar e café, principalmente do Sudeste”, diz.

Quanto às temperaturas, Desirée afirma que a formação de bloqueios atmosféricos em junho vão impedir o avanço de frentes frias e, consequentemente, das massas de ar polar. Assim, a previsão é de temperaturas acima da média em boa parte do país.