Tempo

Previsão do tempo indica chegada antecipada de veranicos

Em outras partes do Brasil, a chuva segue volumosa, ultrapassando 100 milímetros, de acordo com a Somar Meteorologia

Assim como o frio chegou mais cedo este ano, os veranicos no Rio Grande do Sul também devem se antecipar, de acordo com o meteorologista Willians Bini, da Somar. Registrados geralmente em maio, eles podem atingir o estado já em abril.

De modo mais amplo, a previsão do tempo indica tempo bastante seco no Centro-Sul do país nos próximos dias, o que é uma condição climatológica comum e sazonal. “Reduz nessa região e chove mais no Norte e Nordeste”, diz.

Além disso, a massa de ar seco que atuava sobre o Sul começa a perder força e o risco de geada diminui. Em seu lugar, cria-se um bloqueio atmosférico, que deve desviar frentes frias vindas da Argentina e do Uruguai em direção ao oceano e manter o tempo firme. “O Rio Grande do Sul pode ter uma semana de tempo seco e temperaturas altas, o que configura veranico”, diz. Modelos indicam temperaturas máximas de até 30 ºC nos próximos dias.

Gangorra de chuvas

Enquanto isso, continua chovendo bastante nas regiões Norte e Nordeste, com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda atuando. “Volumes que podem passar de 100 milímetros em algum ponto”, alerta.

Porém, a previsão do tempo já indica mudanças no clima em direção ao inverno, com condição bem mais seca. Em Barreiras (BA), por exemplo, deve chover 23 milímetros nos próximos seis dias. Depois disso, até meados de maio, o tempo firme predominará.