Tempo

Previsão indica chuva volumosa e que pode prejudicar a colheita da soja

Na região norte de Mato Grosso, são aguardados até 100 milímetros de chuva nos próximos dias; veja previsão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para chuvas intensas no centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. Os ventos devem superar os 100 quilômetros por hora e existe risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Segundo o meteorologista Willians Bini, da Somar Meteorologia, são aguardados volumes expressivos também no norte de Mato Grosso, região que inicia a colheita da soja nos próximos dias. “A semana começou com bastante chuva, principalmente sobre o Sudeste. A cidade de Caratinga (MG), recebeu um acumulado de 265 milímetros em três dias, o que representa três vezes a média esperada no mês. O tempo firme continua em parte de Santa Catarina, todo o Paraná, Mato Grosso do Sul, Oeste de São Paulo e sul de Mato Grosso, além do Nordeste”, disse.

“A precipitação deverá ser muito volumosa no Planalto Central, norte de Mato Grosso, Pará e Acre entre os dias 9 e 13 de fevereiro. No Centro-Oeste, as chuvas elevadas devem prejudicar as atividades de campo nos próximos cinco dias, sobretudo no centro-norte de Mato Grosso. Em Minas Gerais e Espírito Santo, a preocupação é com a continuidade da chuva em um solo já encharcado”, completou.

Em Colatina (ES) são esperados 100 milímetros de chuva nos próximos dois dias. com isso há risco de deslizamento de encostas e cheias de rios. No Sul, há a formação de áreas de instabilidades de cerca de 15 milímetros, no entanto são previstas quedas de granizo por cerca de uma semana. O produtor deve ficar atento do Rio Grande do Sul até o Paraná.