Tempo

Previsão do tempo alerta para chuva com ventos, raios e até granizo

De acordo com a Somar Meteorologia, no Sul, há risco de transtornos em áreas que já vêm sofrendo com cheia dos rios e solo encharcado nos últimos dias

granizo, chuva, previsão do tempo
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira, 16. Foto: Carlos Dellavalle Filho/ Arquivo pessoal

Sul

Chove em boa parte da região. A precipitação fica mais concentrada no norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, onde estão previstos os acumulados mais significativos e há maior potencial para temporais, rajadas de vento de 70 km/h, raios e eventual queda de granizo. Atenção ao risco de transtornos nessas áreas, que já sofrem com a cheia dos rios e solo encharcado por conta dos altos volumes de chuva registrados nos últimos dias.

Enquanto isso, o sul do território gaúcho e sul do Paraná tem só pancadas isoladas de chuva nesta quinta-feira.

Sem condição para chuva no norte paranaense.

Sudeste

O sistema de alta pressão atmosférica segue transportando ar úmido para a costa da região, provocando aumento de nebulosidade e chuva fraca em todo o litoral paulista, Rio de Janeiro, faixa leste mineira e Espírito Santo. No restante de São Paulo, áreas de instabilidade que atuam nos níveis mais altos da atmosfera favorecem o aumento na nebulosidade, mas sem chance de chuva, assim como no oeste mineiro.

Rajadas de vento de mais de 50 km/h são esperadas para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. O aviso de ressaca da Marinha do Brasil é válido ainda para a manhã desta quinta-feira.

Centro-Oeste

Mais um dia de tempo firme na região. As temperaturas entram em elevação, principalmente em Mato Grosso do Sul, e a umidade relativa do ar fica próxima dos 30% em quase toda o Centro-Oeste. Os índices mais críticos de umidade do ar são observados no sul de Mato Grosso e extremo norte de Mato Grosso do Sul.

Nordeste

Volumes mais altos de chuva são esperados na região de Salvador e norte do Maranhão, mas com menores acumulados se comparados aos dias anteriores. Segue chovendo bastante também no litoral do Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. Nas demais áreas litorâneas, chuva na forma de pancadas isoladas.

Tempo firme, com baixa umidade relativa do ar, no interior nordestino.

Norte

Quinta-feira ainda com chuva na metade norte da região, por conta da atuação de instabilidades tropicais. Os maiores volumes seguem ocorrendo na região de Belém (PA). Essa chuva vem acompanhada de temporais, principalmente no noroeste do Amazonas.

Tempo seco ainda nas demais áreas.