Tempo

Seca e frio tardio preocupam agricultores do Sul do Brasil

Previsão do tempo indica que a situação só deve melhorar um pouco a partir da semana que vem

A seca se mantém em parte do Brasil e preocupa os agricultores, já que um atraso no calendário da soja pode acarretar em problemas na janela de plantio do milho segunda safra.

Mapas meteorológicos mostram que as instabilidades continuam concentradas na faixa norte do país. Em Araguaçu (TO), por exemplo, choveu 145 milímetros nos últimos três dias. Já a cidade de Goiás (GO) recebeu 110 milímetros nesse período. Enquanto isso, a região Sul ainda amarga um tempo mais seco.

E mesmo em alguns estados onde está chovendo, a situação varia. Mato Grosso, por exemplo, tem algumas áreas com 80% de umidade no solo e outras com cerca de 30%.

Esta semana, a previsão é de que os acumulados mais relevantes sejam verificados no Matopiba. O Centro-Sul só terá chuva na faixa leste, sendo que o tempo continua seco no Rio Grande do Sul e no Paraná. A situação deve ser amenizada a partir do domingo, 8.

Outro ponto de atenção é o frio tardio. Em algumas áreas do Centro-Sul, as temperaturas estão até 5 ºC abaixo do normal. Regiões de serra do Rio Grande do Sul devem registrar mínimas de até 6º C nos próximos dias. Os termômetros devem subir a partir do domingo.