Tempo

Semana deve seguir com baixas temperaturas; previsão alerta para retorno da chuva no Sul

A semana começou com temperaturas negativas em 85 cidades da região e nevou pela quarta vez na serra do Rio Grande do Sul

O frio aumentou com o avanço de uma massa de ar de origem polar no domingo, 18, sobre o Sul do Brasil. A semana começou com temperaturas negativas em 85 cidades da região e nevou pela quarta vez na serra do Rio Grande do Sul, desta vez em São José dos Ausentes, além do registro de chuva congelada em Bom Jesus.

“Começamos a semana com frio, inclusive em Minas Gerais com -6°C  em Maria da Fé. Em General Carneiro, no Paraná, a mínima registrada foi de -4°C e em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, -1,5°C. Dessa maneira, áreas de milho, pastagem, hortaliças, fumo com instalação precoce no Sul tiveram formação de geadas. A cana-de-açúcar também pode ter sido atingida por geadas no sul do Mato Grosso do Sul, oeste e centro e sul de São Paulo. Por outro lado, áreas majoritárias de cana em São Paulo e café no sul de Minas Gerais não tiveram temperaturas tão baixas”, explica a editora-chefe do tempo, Pryscilla Paiva.

Nesta terça-feira, 20, o frio será menos intenso, mas deve se espalhar pelo restante de São Paulo e pelo sul de Minas Gerais. Desse modo, as geadas previstas seguem pelo Sul, entre e sul de Mato Grosso do Sul e oeste, centro e sul de São Paulo. “Segue o risco para pastagem, milho, fumo recém instalado e hortaliças, além da cana de açúcar e café entre o sul de Mato Grosso do Sul e centro de São Paulo. Entre a Mogiana, nordeste do último estado, Cinturão Verde e o sul de Minas Gerais, há somente risco de temperaturas próximas a zero grau em áreas de baixada e em locais mais vulneráveis, com condição para geadas pontuais na cana e café”, alerta Pryscilla.

Decorrer da semana 

A partir da quarta-feira, 21, a massa de ar polar enfraquece e a temperatura começa a subir novamente no Centro-Sul. Ao mesmo tempo, há friagem neste início de semana entre o Acre, Rondônia e sul do Amazonas. A semana segue com chuva forte com trovoadas e elevados acumulados entre Amapá, norte do Pará, sul de Roraima e norte do Amazonas. A chuva vem de forma mais pontual ao longo do litoral do Nordeste, mantendo os índices de umidade do solo.

Já em grande parte do Brasil, o ar seco predomina e há tendência de queda na umidade do solo em dez pontos percentuais desde o norte gaúcho até o sul de Mato Grosso do Sul. Além disso, os baixos índices de umidade relativa do ar também favorecem o aumento no número de queimadas no Brasil central. Outro episódio de chuva no centro-sul acontecerá somente a partir do domingo, 25.

Áreas de instabilidade crescem e levam chuva inicialmente para o Rio Grande do Sul e no início da próxima semana para outras áreas do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. As chuvas podem ser pontualmente fortes desde o norte e leste do Paraná até o sul e litoral de São Paulo.