Diversos

Tendência é de queda para os preços das commodities agrícolas, aponta FAO

Na análise do comentarista Miguel Daoud, apesar da expectativa de recuo, não é o momento para o produtor se preocupar

O ciclo de alta no preço dos produtos agrícolas pode chegar ao fim em médio prazo. É o que aponta um relatório divulgado pela agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

O levantamento destaca também que ao longo da década, acontecimentos climáticos, pragas, alteração dos preços de insumos, situação econômica e outras incertezas irão interferir nos preços das commodities. Vale lembrar que a cotação das commodities agrícolas vêm ganhando força desde o segundo semestre de 2020, devido à forte demanda de ração animal na China e restrições ao crescimento da produção mundial de alimentos.

“Os preços das commodities internacionais, especialmente as agrícolas, têm um componente de investidores e especuladores que veem diante de análises como essa é uma tendência. Assim, eles destinam os recursos para promover uma potencialização dos preços”, destaca o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud.

Apesar do cenário baixista, Daoud pondera que não é momento de preocupação para o produtor. “Isso não é uma tendência para agora e não significa dizer que os preços vão afundar. Tudo depende de um cenário”, completa.