Álcool etílico é encontrado em carga de leite no Rio Grande do Sul

Em nota, a BRF afirma que tomou as devidas providências e que nenhum consumidor teve acesso a qualquer produto alteradoUm lote de aproximadamente 33,5 mil litros distribuído para consumo no Rio Grande do Sul continha álcool etílico. O álcool foi detectado em uma carga de leite cru refrigerado processado pela BRF S/A. O produto contaminado foi recebido na unidade da empresa, localizada em Teutônia, em 5 de agosto. De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a carga foi industrializada e colocada no mercado de consumo. A contaminação foi informada nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, à Promotoria de J

O órgão fiscalizador já determinou o recolhimento cautelar dos lotes industrializados a partir do referido produto. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor também está avaliando se houve ou não descumprimento do termo de ajustamento de conduta assinado recentemente com a empresa. Se houve descumprimento, o termo de ajustamento de conduta prevê o pagamento de multa. A BRF S/A ainda não comunicou formalmente ao Mapa em quais produtos utilizou o leite em que houve detecção de álcool.

Conforme o promotor de justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, independentemente da atividade de fiscalização realizada pelo ministério, é de responsabilidade das indústrias de laticínios analisar previamente o leite cru. Se constatada contaminação, é dever da indústria impedir que o produto chegue ao consumidor.

Em maio deste ano, consumidores gaúchos já haviam sido surpreendidos por denúncias de adulteração no leite. A Operação Leite Compen$ado, do Ministério Público do Estado, desbaratou um esquema de adulteração do leite com com formol, ureia e água contaminada.

BRF