Boi

Fiscais interrompem rodeio clandestino com 51 animais; multa pode chegar a R$ 72 mil

De acordo com a Defesa Agropecuária do estado, mais de 50 bovinos estavam aglomerados no local para realização de provas esportivas

A Defesa Agropecuária de São Paulo, com apoio da Polícia Militar do estado, impediu a realização de um rodeio clandestino no sábado, 6, em Penápolis. Segundo a equipe técnica da pasta, os organizadores não tinham autorização para realização desse tipo de evento.

fiscalização evento clandestino rodeio
Foto: Secretaria de Agricultura de São Paulo

Além disso, também não havia a documentação zoosanitária — guia de trânsito animal (GTA), exames e atestados —, que garante que todos os requisitos de segurança e proteção à sanidade dos animais, dos tratadores e visitantes.

De acordo com o órgão, no local, estavam 51 bovinos aglomerados para realização do rodeio.

“O promotor do evento será autuado pela realização de evento de aglomeração de animais de peculiar interesse do Estado sem prévia autorização sanitária. O valor da autuação, se convertida em multa, é de R$ 72 mil”, diz o médico veterinário Jesualdo Gonçalves Filho.

Outras medidas que estão sendo adotadas são a identificação dos registros de vacinação e origem dos animais que estavam aglomerados no local onde aconteceria o rodeio.