Pecuária

Você viu? Redução do confinamento pode impactar preços da arroba no 2º semestre

Entre as cinco notícias mais acessadas da semana, também tem dicas de integração e a interessante história de irmãos que, para realizar sonho como pecuaristas, começaram a vida vendendo salgados

Cerca de 53% dos pecuaristas entrevistados pelo Instituto de Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) pretendem confinar em 2020. Com isso, a expectativa é de que 577.550 animais sejam confinados, o que representa queda de 16,45% em relação à abril de 2019 e de 29,93% frente a outubro de 2019, quando foi realizado o levantamento final do ano passado.

Entre as cinco notícias mais acessadas da semana, também tem dicas de integração e a interessante história de irmãos que, para realizar sonho como pecuaristas, começaram a vida vendendo salgados. Veja o nosso Top 5 de pecuária:

5º Com integração, fazenda aumenta em cinco vezes a taxa de lotação das pastagens

Foto: Giro do Boi

O aumento da capacidade de suporte das pastagens é um dos primeiros benefícios que o pecuarista obtém depois de adotar a integração lavoura-pecuária. Um destes exemplos veio da Fazenda Floresta, em Três Lagoas-MS, que foi visitada pela equipe de reportagem do Giro do Boi na 13ª temporada da série especial Rota do Boi. Confira!

4º Vai valer a pena confinar boi em 2020? Veja análise completa do cenário

confinamento, boi, pecuária, arroba do boi gordo
Foto: Semagro-MS

Em entrevista, o CEO da empresa, o zootecnista Rogério Coan, tratou da viabilidade econômica desta modalidade de engorda para 2020 a partir de situações de clientes em SP, MG, MS, MT, PA, TO, RO, PR e GO. De acordo com o consultor, são contas particulares e específicas, mas que servem de referência para os demais produtores.
De acordo com o consultor, são contas particulares e específicas, mas que servem de referência para os demais produtores. Leia mais!

3º Para realizar sonho como pecuaristas, irmãos começaram a vida vendendo salgados

Foto: Giro do Boi/reprodução

Eles insistiram para o pai liquidar o rebanho de 60 cabeças de gado para comprar uma lanchonete e juntar dinheiro para realizar o sonho de… se tornaram grandes pecuaristas. A decisão arrojada, conforme o tempo provou, deu razão aos irmãos Ferreira de Sena, proprietários hoje de cinco propriedades entre os estados de Goiás e Tocantins.

Em entrevista para reportagem da série especial Rota do Boi, José Francisco Ferreira de Sena, um dos irmãos, deu os detalhes desta saga.Veja mais!

2º Quantas cabeças cabem no semiconfinamento e na terminação intensiva a pasto?

Em entrevista recentemente concedida ao Giro do Boi, o zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, Pedro Veiga, gerente global de tecnologia da Nutron, indicou qual é a lotação média usada no Brasil para as modalidades de semiconfinamento e terminação intensiva a pasto – TIP.

“No semiconfinamento tradicional em que o boi ainda precisa do pasto, como a gente colocou antes, nós temos trabalhado com até duas unidades animal(*) por hectare ou 2,5 UA/ha nas águas. E na seca isto baixa para 0,8 ou 1 UA/ha”, sinalizou. Veja mais!

1º Boi: redução do confinamento pode impactar preços no 2º semestre, entenda!

boi no cocho
Foto: Sepaf-MS

Em levantamento, o Imea mostrou queda de 30% na intenção de confinamento em Mato Grosso, onde número de animais no cocho deverá ser o menor em dez anos. Confira a reportagem completa, aqui.