DÚVIDA DO PRODUTOR

Como o pecuarista faz para travar preços do boi? Especialista ensina

Tendência de queda nos preços do boi gordo vem se manifestando há um ano. À espera de melhores condições, o produtor pensa lá na frente

Os valores de toda a cadeia pecuária nacional recuaram ao longo de maio devido à maior oferta de animais neste final de safra. No caso do boi gordo, a tendência de queda nos preços vem se manifestando há pelo menos um ano.

À espera de melhores condições, o produtor Adriano José, de Timburi, no interior de São Paulo, enviou uma pergunta ao Rural Notícias. A dúvida dele é:

Como o pequeno e médio produtor que engorda os seus bois no pasto pode fazer para travar seu boi gordo na B3 [Bolsa de Valores]. Qual a documentação, o que é preciso ter?

Quem responde é o analista da Agrifatto Yago Travagini: “A primeira dica é abrir uma conta em uma corretora ou um banco que tenha acesso à B3 para conseguir negociar o seu lote de animal. O mínimo necessário são 330 arrobas para serem negociadas, o que dá em torno de 18 a 20 animais. Assim, é possível negociar os seus animais antecipadamente”.

Segundo ele, a partir de então, acompanhado de um assessor que possa auxiliá-lo naquele momento, já é possível negociar o boi tanto no mercado futuro quanto no mercado de opções. “O tema é complexo, então o produtor precisa de alguém que dê assistência”.