Defesa Sanitária do país está funcionando, diz Geller a respeito da suspeita de Mal da Vaca Louca

Material genético dos animais foi enviado para Inglaterra e o resultado deve sair no dia 15 de maioO ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, afirmou na segunda, dia 28, que um grupo da pasta acompanha de perto a investigação a respeito da suspeita de um caso atípico de Mal da Vaca Louca no Brasil. O material genético foi enviado para Inglaterra e o resultado deve sair no dia 15 de maio.

– O que eu posso assegurar é que a Defesa Sanitária do Brasil está funcionando. Nós detectamos em menos de 30 dias e todas as providências foram tomadas. Assim que o resultados forem divulgados vamos convocar uma coletiva para ver se os casos foram confirmados e que providências serão tomadas pelo ministério e pelo governo federal  – considerou Geller.

• Saiba o que é e como surgiu o Mal da Vaca Louca

Exame

Especialistas em defesa agropecuária disseram que o fiscal federal que fez a coleta das amostras do animal morto com a suspeita da doença, fez um procedimento errado. Segundo informações, o fiscal pegou o cérebro da vaca, colocou no formol e depois fez a coleta das amostras. De acordo com os especialistas, o procedimento correto é extrair o material fresco do cérebro e encaminhar para análise. O erro no procedimento pode impactar no resultado final do laboratório da Organização Mundial de Saúde Animal, na Inglaterra.

Segundo os especialistas, ao invés de apontar como caso atípico, pode acusar como típico de vaca louca, podendo comprometer a exportação de carne bovina brasileira.

• Veja a entrevista:

Clique aqui para ver o vídeo

• Erro no exame pode alterar resultado: 

Clique aqui para ver o vídeo