Estou no limite, afirma produtor integrado da Doux Frangosul

Jandir Piloto diz que pagamento da dívida da empresa é essencial para que possa manter instalações de suínosO produtor integrado de suínos da Doux Frangosul Jandir Piloto é um dos que aguarda o pagamento de mais de cinco meses de serviços prestados para a empresa. Em sua propriedade, no município de Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul, o pecuarista mantém uma Unidade Produtora de Leitões, que fornece animais para a companhia. Segundo Piloto, que também é vice-presidente da Associação de Criadores de Suínos do Estado (Acsurs), a situação financeira dos criadores já atingiu um nível preocupante.

– Estou no limite. É difícil ter dinheiro para girar durante cinco meses sem receber. Se não houver aporte de capital, não conseguirei mais cumprir minhas obrigações financeiras. Há produtores que estão em atraso com o pagamento de funcionários e manutenções dos currais a zero. Enquanto isso, as instalações vão degradando – relata.

Piloto é integrado da empresa há 11 anos e revela que, apesar de a companhia estar em dívida com os trabalhadores, os leitões são entregues normalmente, conforme determina o contrato em vigor. E acrescenta que o problema não é recente.

– Desde 2008, vêm ocorrendo sucessivos atrasos nos pagamentos. O contrato diz que eles devem ocorrer até o 15º dia do mês subsequente à entrega dos animais. Neste momento, isso gera muitas dificuldades aos produtores de suínos, que vendem diretamente para a Doux Frangosul – aponta.

Uma série de reuniões entre integrados e o comitê que os representa, está prevista para a próxima semana. Conforme Piloto, os pecuaristas que decidiram suspender o alojamento de animais até que a situação seja regularizada não devem recuar. E não descarta apelar para a Justiça.

– Nós vamos nos reunir para discutir as medidas que tomaremos para pressionar a Doux Frangosul a pagar. Dependendo da resposta que a empresa nos der, vamos recorrer à Justiça. A necessidade é de que seja feita uma ação individual para cada produtor, mas com uma entrada coletiva. Acredito que essa seja nossa última alternativa para conseguir com que seja realizado o pagamento – diz.

Nesta quinta, dia 29, esgotou o prazo estipulado anteriormente pela própria Doux Frangosul para o pagamento de, pelo menos, 40% da dívida com os produtores integrados de aves e suínos. No mesmo dia, uma reunião convocada pela empresa foi realizada na unidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, com a comissão que representa os pecuaristas e não foi concretizado um acordo.

De acordo com os líderes da comissão que representa os trabalhadores, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Elton Weber, e o presidente da Acsurs, Valdecir Folador, a Doux fez nova proposta de pagamento do total dos débitos em parcelas que se estenderiam até o final do mês de março de 2012. Os integrados, entretanto, não devem aceitar, conforme as entidades.

Assista ao vídeo da entrevista de Piloto
ao programa Mercado e Cia, do Canal Rural: