Mato Grosso receberá projeto piloto de pecuária sustentável

Iniciativa ajudará a ampliar produção com sustentabilidadeO Estado do Mato Grosso foi escolhido para receber o projeto piloto do governo federal de promoção da pecuária sustentável com capacitação, extensão rural e recuperação de pastagens degradadas. A iniciativa foi apresentada à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina pelo presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), nesta quinta, dia 27, durante reunião em Brasília.

Com início previsto para outubro, a iniciativa objetiva dar escalar a iniciativas de pecuárias sustentáveis, com aumento da produção, redução da pressão por novos desmatamentos, recuperação de pastagens degradadas e melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Para isso, foi realizado o pré-mapeamento de 11 municípios mato-grossenses, onde serão selecionadas fazendas para o desenvolvimento de unidades demonstrativas de pecuária sustentável. Nessas propriedades serão realizados treinamentos práticos, levando em consideração as peculiaridades locais. Além disso, o projeto vai promover a troca de experiência entre os pecuaristas e a negociação com o varejo para a comercialização dos produtos.

O projeto faz parte de um protocolo de intenções assinado, em maio,  pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA) e o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) para redução de emissão de gases de efeito estufa por meio de recuperação de pastagens degradadas. O projeto já tem recurso na ordem de 300 mil euros, da FAO e do governo holandês.

Também durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, o diretor de Sanidade Animal do Conselho Nacional da Pecuária de Corte, Sebastião Guedes, apresentou uma cartilha de extensão rural com instruções para pecuarista sobre o controle de resíduos de produtos sanitários.