Minas Gerais lidera lista de fazendas habilitadas a exportar carne para a União Européia

Das 486 fazendas aprovadas pelo bloco, 232 são do EstadoDas 486 fazendas aprovadas pela União Européia para exportar carne bovina ao bloco, 232 estão em Minas Gerais, a maioria no Triângulo Mineiro. Entrar para a lista significa mais dinheiro no bolso. O mercado europeu é mais exigente, mas, em compensação, mais lucrativo. 

Minas vem se destacando com o trabalho feito por técnicos do IMA, órgão de defesa sanitária do Estado, que acelera o processo, ajudando os pecuaristas na difícil tarefa de adotar os critérios definidos pelo Ministério da Agricultura para atender os europeus. 

Quase 50% das propriedades habilitadas no país estão em Minas. Só no ultimo mês 32 fazendas mineiras conseguiram entrar na lista.

A fazenda Cruzeiro do Sul é uma delas. Está localizada a 50 quilômetros de Uberaba. O pecuarista Paulo Ferola entrou no Sisbov ? sistema de rastreabilidade bovina do governo federal ? há dois anos. Com a experiência de décadas na atividade, ele sabe muito bem que agora não adianta fazer e falar. É preciso comprovar.  

A simplicidade das instalações revela que o investimento em estrutura não precisa ser alto, mas é necessário apostar na organização e na eficiência. Até a água para atender os bois no confinamento passa por testes de qualidade. Aos poucos os pecuaristas estão se acostumando com a burocracia, para no final buscarem mais renda.

Ferola vendeu o primeiro lote com aprovação dos europeus no dia 10 deste mês. Resultado: pelos 414 animais ele recebeu R$ 80 mil a mais do que se tivesse vendido o mesmo lote para outros mercados. Mais 130 animais vão ser entregues dentro de 15 dias. Paulo Ferola, o mercado da Europa justifica o confinamento.