Diversos

Morre Ruy Moraes Terra, pioneiro na criação de cavalos quarto de milha no país

O criador foi o primeiro presidente do Rancho QM. Também foi responsável pela construção do tattersall, onde ocorreram os primeiros leilões da raça

Ruy Moraes Terra ao centro com a família Foto: ABQM/Divulgação

Faleceu nesta quarta-feira, 14, aos 92 anos, Ruy Moraes Terra, considerado um dos pioneiros na criação de cavalos quarto de milha no Brasil. O titular do Haras Terra, foi homenageado no 8º Hall da Fama, em 2018. Ruy Terra fez escolha pelo quarto de milha graças à King Ranch, a introdutora da raça no Brasil. Os animais chamaram a sua atenção pela qualidade, docilidade, beleza, conformação e agilidade.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o seu primeiro animal PO foi Uirapuru, nascido em 1965, filho de Caracolito, primeiro cavalo registrado no Brasil. Ele acumulou importantes vitórias com a sua criação, especialmente nas modalidades de Conformação e Corrida, em eventos oficiais da ABQM, por todo o Brasil.

O criador foi o primeiro presidente do Rancho QM, em Presidente Prudente. Também foi responsável pela construção do tattersall, onde ocorreram os primeiros leilões da raça, e pela obra de uma das primeiras arenas cobertas do país, uma das maiores da América Latina.

O quartista, que tanto incentivou os Esportes Equestres, deixa a esposa, Silvia Volpon Terra, e filhos, Denise, Renata, Ruy e Silvana.

“A ABQM agradeceu por toda a sua dedicação à raça quarto de milha e incentivo aos Esportes Equestres e se solidariza com os familiares e amigos”, informou em nota oficial a entidade.