Diversos

Bois pulam de penhasco e pecuarista avalia prejuízo de R$ 40 mil

De acordo com o produtor do município capixaba de Castelo, na manhã do acidente, o tempo estava nublado e chuvoso, o que pode ter contribuído para a queda de 29 animais

Arquivo Pessoal: Giovani Dorigueto

No município de Castelo, no Espirito Santo,  29 bois morreram na última semana após caírem de um penhasco próximo ao pasto onde estavam. Segundo o pecuarista Giovani Dorigueto e proprietário, ele havia comprado os animais apenas dois dias antes da perda.

“Foram mais de três anos trabalhando em conjunto com o meu pai para levantar todo o dinheiro e comprar essas cabeças de gado, e em questão de duas horas todo o nosso trabalho e suor  foi perdido”, lamentou Dorigueto.

De acordo com o produtor, o prejuízo chega a R$ 40 mil. Das 30 novilhas da raça nelore que havia comprado, apenas uma não pulou. “Quem me contou que o estava acontecendo foi o meu vizinho. Fiquei muito nervoso quando cheguei ao local e vi todas as novilhas no chão, mortas. Tenho outros animais, mas nunca passei por isso antes, tudo o que eu conhecia sobre ‘efeito manada’ foi porque há dois anos atrás isso aconteceu com um amigo”, completou ele.

Ainda segundo Dorigueto, na manhã do acidente, o tempo estava muito nublado e chuvoso, o que pode ter contribuído para a queda dos animais.  

Veja o momento em que o produtor encontrou os animais caídos:

Após distribuir a carne dos animais entre os vizinhos, o pecuarista afirmou que está recebendo doações em dinheiro e a solidariedade dos colegas.

“Algumas pessoas aqui da região estão nos ajudando com pequenas quantias em dinheiro para que possamos comprar outros animais e conseguir tocar nosso trabalho. Além disso, um pecuarista da cidade de Bom Jesus do Norte, aqui do Espirito Santo, entrou em contato comigo e disse que vai me doar algumas cabeças para me ajudar. Com toda certeza será um presente em boa hora”, disse Dorigueto.