Política

‘Grande discussão da CPI da Covid será definir responsável pelas mortes no Brasil’

De acordo com o comentarista Alexandre Garcia, oposição aponta responsabilidade do presidente, enquanto seus apoiadores indicam governadores e prefeitos

O jornalista Alexandre Garcia afirma que o grandes assunto desta semana em Brasília é, sem dúvida, a CPI da Covid. E a discussão principal dessa Comissão Parlamentar de Inquérito será determinar quem é o responsável ou responsáveis pelas mortes no Brasil em função da doença. “A oposição diz que o presidente da República. Os que o apoiam dizem que são governadores e prefeitos. O Supremo tem demonstrado reiteradamente que o presidente não tem poder a não ser como provedor dos recursos”, diz.

Garcia comenta que o nome de Renan Calheiros vem sendo apontado como relator da CPI. “Aí eu pergunto: e se estiverem investigando verba federal que tenha ido para Alagoas, onde o filho dele é governador? Como suplente, está Jader Barbalho, cujo filho é o governador do Pará. Tem essas coisas estranhas”, afirma o jornalista.

Ele ainda conta que se fala no nome do senador Omar Aziz, do Amazonas, como presidente da CPI. “Dizem que ele é independente. Bom, só para dar uma referência, ele votou pelo impeachment de Dilma, ele votou pela lei do teto de gastos, ele votou a favor da reforma trabalhista”.

Alexandre Garcia lembra ainda que se esgota em uma semana o prazo para Jair Bolsonaro sancionar a lei do Orçamento para 2021. “A tendência é que ele sancione tudo e depois mande projetos de lei de verba suplementar, porque está desequilibrado o Orçamento. Subestimaram as despesas e superestimaram as receitas, e esse é o grande problema que o governo vai ter q enfrentar neste ano”, resume.