Eleições

Governadores eleitos defendem investimentos em industrialização, conectividade e malha ferroviária

Propostas de então candidatos foram divulgadas em entrevistas concedidas ao Canal Rural durante a campanha eleitoral

Ações para fortalecer o agronegócio estão no radar dos governadores eleitos nos dez estados brasileiros que lideram a lista de valor bruto da produção agropecuária (VBP). Investimentos para industrialização de matérias-primas, ampliação da conectividade no meio rural e modernização da malha ferroviária são algumas das propostas defendidas por políticos que venceram as disputas estaduais.

+ Saiba quem serão os 27 governadores a partir de 2023

A questão envolvendo a industrialização de matérias-primas foi levantada por Mauro Mendes. Filiado ao União Brasil, ele foi reeleito governador de Mato Grosso no primeiro turno, recebendo mais de 68% dos votos válidos. O estado do Centro-Oeste é o líder nacional no ranking do VBP. Para industrializar a produção agrícola local, o político ressalta a importância de se atuar contra a burocracia.

“O sistema de incentivos fiscais foi totalmente remodelado. Hoje, em Mato Grosso, você consegue um incentivo fiscal na área industrial em até 48 horas”, afirmou Mendes, ainda na condição de candidato à reeleição ao governo mato-grossense, em entrevista concedida ao Canal Rural em agosto. “Garantimos a segurança jurídica e damos celeridade ao empresário”, prosseguiu Mendes.

Investimentos em infraestrutura

soja, porto, exportação
Fonte: Appa

O governador reeleito de Mato Grosso não foi o único a ser entrevistado pelo Canal Rural em meio à campanha eleitoral deste ano. Na série com candidatos dos estados que formam o top 10 em VBP, 22 políticos expuseram algumas de suas propostas para o agronegócio. Desses, nove acabaram sendo eleitos — apenas Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, não participou do especial por causa de agenda, mas conversou com a reportagem da emissora, que pertence à J&F, após conquistar a reeleição.

De forma geral, os políticos que agora contam com status de governadores eleitos propõem — ao menos conforme externaram em entrevistas ao Canal Rural — investimentos voltados à infraestrutura. No Paraná, por exemplo, Ratinho Júnior (PSD) falou em ampliar a conexão à internet no meio rural do estado, que ocupa a segunda colocação no ranking nacional do VBP.

“A agricultura, no Brasil e no mundo, saiu da enxada e passou para os smartphones e tablets da vida”, avaliou Ratinho Júnior durante a entrevista exibida originalmente em setembro. “E exigem cada vez mais investimentos, com poder público e iniciativa privada caminhando juntos”, comentou, reforçando que contará com parcerias para fortalecer a conectividade no Paraná.

“Os trilhos permearam várias cidades” — Tarcísio Gomes de Freitas

Na terceira posição do VBP, São Paulo terá Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) como governador no decorrer dos próximos quatro anos. Antes de ser eleito pelo eleitorado paulista, ele, que foi ministro da Infraestrutura de janeiro de 2019 até março de 2022, falou de projetos para ampliar a malha ferroviária do estado responsável pela maior fatia do produto interno bruto (PIB) do Brasil.

“Temos muito o que recuperar, os trilhos permearam várias cidades”, destacou Tarcísio durante a entrevista. Assim como Ratinho Júnior, o governador eleito de São Paulo é favorável a parceria do setor público com a iniciativa privada. “Foi a receita que nós usamos no Ministério da Infraestrutura. Trabalhamos muito com concessões e privatizações. Isso tem dado muito certo, a gente trouxe um volume de investimento sem precedentes”, afirmou o membro do Republicanos.

As entrevistas com os governadores eleitos

eleições 2022 - logo
Foto: Canal Rural/reprodução

Relembre os destaques das entrevistas sobre agronegócio com os então candidatos (e que se tornaram governadores eleitos) ao comando do poder Executivo dos dez principais estados brasileiros em termos de VBP:

  • 10º — Pará

Helder Barbalho (MDB): regularização fundiária é o grande desafio a ser enfrentado.

  • 9º — Santa Catarina

Jorginho Mello (PL): escoamento da produção deve ser encarado como missão pelo governo.

  • 8º — Bahia

Jerônimo Rodrigues (PT): planos para fortalecer a agricultura familiar baiana.

  • 7º — Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel (PSDB): ações para ampliar a capacidade de investimentos do agro local.

  • 6º — Rio Grande do Sul

Eduardo Leite (PSDB): irrigação é o carro-chefe para o desenvolvimento da agropecuária gaúcha.

Mauro Mendes, governador de Mato Grosso
Mauro Mendes é o governador reeleito de Mato Grosso | Foto: União Brasil
  • 5º — Goiás

Ronaldo Caiado (União Brasil): planos para gerar emprego no campo (entrevista após a reeleição).

  • 4º — Minais Gerais

Romeu Zema (Partido Novo): projetos para desburocratizar as obrigações do produtor rural.

  • 3º — São Paulo

Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos): um olhar em favor da logística e da malha ferroviária.

  • 2º — Paraná

Ratinho Júnior (PSD): ideias para ampliar o acesso à internet no meio rural paranaense.

  • 1º — Mato Grosso

Mauro Mendes (União Brasil): plano para industrializar as matérias-primas produzidas em solo mato-grossense.

___________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.