EM PAUTA

FPA debate proposta que permite derrubada de decisões do STF

O deputado Rodolfo Nogueira, do PL de Mato Grosso do Sul e membro da FPA, compartilhou insights sobre essa proposta em uma entrevista

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou uma reunião na tarde desta terça-feira para discutir uma proposta que permitiria a derrubada de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) caso a votação entre os ministros não seja unânime. O deputado Rodolfo Nogueira, do PL de Mato Grosso do Sul e membro da FPA, compartilhou insights sobre essa proposta em uma entrevista.

O debate gira em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das prerrogativas, que busca estabelecer um equilíbrio entre diferentes interesses. Nogueira destaca o apoio unânime dessa frente para trazer uma perspectiva mais equilibrada às decisões do STF. Ele menciona o recente Marco Temporal, aprovado no Senado na semana passada, como um exemplo. Contudo, há preocupações de que essa legislação possa ser considerada inconstitucional pelo STF, uma vez que trata-se de uma lei ordinária.

Rodolfo Nogueira sobre a PEC das Prerrogativas:

“A PEC das prerrogativas tem o nosso apoio de todas as frentes para realmente trazer um equilíbrio entre eles. O Marco Temporal foi aprovado na semana passada no Senado, mas já tem um começo de conversa que vai ser pautado inconstitucional lá no Supremo Tribunal, por se tratar de uma lei ordinária.”

Nogueira ressalta que, além da PEC das Prerrogativas, existem PECs tanto na Câmara quanto no Senado que tratam do Marco Temporal. Ele enfatiza a importância dessas iniciativas como uma forma de mostrar que as prerrogativas dos deputados e senadores não serão comprometidas, seja pela presidência, governo federal ou STF.

Rodolfo Nogueira sobre as Prerrogativas dos Parlamentares:

“É importantíssimo isso. É uma obstrução do partido do PL e do partido Novo esta semana para realmente mostrar que as prerrogativas dos deputados e dos senadores nós não vamos abrir mão nem para a presidência, nem para o governo federal e muito menos para o Supremo Tribunal Federal.”

A discussão reflete a complexidade e a sensibilidade das relações entre os poderes no Brasil, com a FPA buscando garantir a voz e a autonomia do Legislativo diante das decisões do Judiciário.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.