Política

FPA recebe os presidentes das Comissões da Câmara

Para o presidente da FPA, deputado Sérgio Souza, diálogo é fundamental para que as pautas principais do setor avancem

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu, nesta terça-feira (3), os presidentes das Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados, deputado Giacobo (PL-PR) (Agricultura), deputado Covatti Filho (PP-RS) (Meio Ambiente), deputado Arthur Maia (União-BA) (Constituição e Justiça), deputado Pinheirinho (PP-MG) (Seguridade Social e Família) e o deputado Kim Kataguiri (União-SP) (Educação).

FPA
Foto: Divulgação/FPA

O presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), destacou a importância de manter um diálogo constante para avançar com os temas relativos ao setor produtivo nas Comissões, sempre com o intuito de promover segurança alimentar e a redução dos custos de produção.

“A nossa principal causa é colocar alimento mais barato na mesa de cada brasileiro. Para isso, é necessário entender que as pautas do agro se interligam com diversas comissões, portanto, devemos conversar com todas para alcançarmos o que o setor e o país necessitam”, explicou.

A Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ), terá na presidência o deputado Arthur Maia (União-BA), membro da FPA. O parlamentar fez questão de salientar que a agricultura brasileira tem sustentado a economia do Brasil há décadas e, também por esse motivo, precisa receber a devida atenção. “As pautas da FPA terão prioridade no âmbito da CCJ. O agro brasileiro é o símbolo do Brasil que dá certo, que gera emprego e renda e é sinônimo de respeito pela potência que é na produção de alimentos”, afirmou o parlamentar.

Já a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), palco das principais pautas do setor, será presidida pelo deputado Giacobo (PL-PR). O novo presidente, que assume a CAPADR pela segunda vez (a primeira foi em 2013), garantiu que a Comissão será uma parceira na dedicação e no trabalho pelo bem do desenvolvimento do país.

“Ficaremos à disposição da FPA para continuar pensando, sonhando e realizando o melhor para o agro brasileiro. Faço parte da Frente e sei o quanto são responsáveis pelo avanço da economia do nosso país”, finalizou.

Outro parlamentar que reforçou o valor da FPA no Congresso Nacional foi o deputado federal Pinheirinho (PP-MG). O parlamentar que vai comandar a Comissão de Seguridade Social e Família enfatizou as conquistas da bancada e a relevância do setor, especialmente, no período pós-pandemia. “A FPA entrega e contribui para o país diariamente. Estaremos atentos às pautas prioritárias para entregarmos ao agro o que ele necessita. O setor sustentou o Brasil em momentos de muita dificuldade durante e após a Covid-19”, pontuou.

Questões referentes à Educação também foram abordadas na reunião desta terça-feira, principalmente no que diz respeito à imagem do setor agropecuário que é passada nos livros escolares, desde a educação infantil. O presidente da Comissão de Educação, deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), demonstrou preocupação com o material didático e acredita que uma revisão precisa ser feita.

“Vamos fortalecer a pesquisa e educar as crianças para entenderem, de fato, o que significa o agro brasileiro para o nosso país. O setor produz, ensina, exporta e gera renda e essa deve ser a pauta da Comissão. Estamos à disposição para mudar a questão estrutural e transformar a imagem que ainda está distorcida em diversos lugares”, encerrou Kim.

O mesmo sentimento de colaboração foi compartilhado pelo novo presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Covatti Filho (PP-RS). De acordo com ele, o momento é de alinhar as ideias com a FPA para seguir em frente e construir soluções. “Não podemos atrapalhar quem quer produzir. Precisamos fazer as pautas andarem, pois será um ano atípico, por conta das eleições. Me coloco à disposição, bem como, as portas estarão abertas para a construção com todos vocês”.

Além dos presidentes recém-eleitos, os membros da FPA presentes na reunião reforçaram a necessidade de realizar o enfrentamento necessário, mesmo em ano eleitoral, para se obter êxito nas Comissões. “São temas fundamentais e precisamos das comissões em um nível de comprometimento alto. Não temos como abdicar da possibilidade de avançar”, disse o deputado federal Christino Áureo (PP-RJ).

Para o deputado federal José Mário Schreiner (MDB-GO), mais do que estar atento aos temas nas diversas comissões, é necessário exercer um debate de alto nível em todas. “São todas muito importantes e que trabalham em sinergia. Para aprovar aquilo que é necessário ao Brasil é essencial estarmos presentes e afiados com os assuntos”, finalizou.