REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Governo de SP entrega títulos rurais no Pontal do Paranapanema

Foram entregues 528 títulos de regularização fundiária rural para assentados e outras 37 escrituras para médios e grandes proprietários rurais da região

tarcísio gomes de freitas - republicanos - governador eleito de são paulo - títulos
tarcísio gomes de freitas - republicanos - governador eleito de são paulo - títulos

Nesta quinta-feira (14), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entregou 528 títulos de regularização fundiária rural para assentados e outras 37 escrituras para médios e grandes proprietários rurais no Pontal do Paranapanema.

A região, no noroeste do estado, é conhecida por ser palco de disputas agrárias há décadas.

As entregas fazem parte de um programa gerenciado pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) a partir de lei aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado, apelidada pelo governo de “Paz no Campo”.

“A regularização fundiária se torna uma realidade a partir de hoje. Começamos a fazer a regularização fundiária que é fundamental para a gente trazer a paz ao campo e também os investimentos de volta, porque ela traz segurança jurídica. Aquele que tinha perdido a esperança agora tem a esperança renovada porque sabe que é proprietário da terra e vai se tornar um pequeno produtor”, disse o governador.

Segundo o governo de São Paulo, essa foi a primeira entrega oficial de títulos de propriedade de terras devolutas feita pelo Estado a assentados na região.

Até agosto, o Itesp promoveu a titulação e regularização de 1.097 imóveis urbanos e rurais. Há nesse montante benefício específico à agricultura familiar e remanescentes de comunidades quilombolas.