POLÍTICA

Presidente da FPA diz que não há acordo sobre marco temporal e que vetos serão derrubados

Lupion disse que o governo federal propôs uma negociação sobre o marco temporal, mas que a bancada não aceitou

Congresso, Orçamento, Senado, FPA, arcabouço fiscal, marco temporal
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), afirmou nesta terça-feira (31), que os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto do marco temporal sobre demarcação de terras indígenas serão derrubado pelo Congresso Nacional.

Lupion disse que o governo federal propôs uma negociação sobre o tema, mas que a bancada ruralista não aceitou.

O deputado afirmou que a FPA está determinada a derrubar os vetos e que tem os votos necessários para isso.

“O governo nos chamou para uma conversa sobre o marco temporal, tentando propor uma negociação de algum meio-termo nisso, propondo inclusive trabalhar num projeto de lei e tal. Isso já passou, né? O tempo já foi para esse tipo de negociação”, disse.

“O ministro Padilha me pediu para tentar sentar com eles e buscar uma alternativa, que fosse uma solução para o problema. Porque o governo não tem como pagar as indenizações e nós não aceitamos que não tenha a temporalidade, o marco temporal”, complementou.

Segundo Lupion, o presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prometeu pautar os vetos no dia 9 de novembro.

Além disso, Lupion contou que a bancada ruralista também está trabalhando para a aprovação de PEC que institui o marco temporal como garantia constitucional.