Recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário 'é muito importante', diz presidente da Contag Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário 'é muito importante', diz presidente da Contag

Desmembramento do atual Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será positivo, acredita Aristides Veras dos Santos

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Veras dos Santos, vê como acertada a decisão do governo eleito de se recriar o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A pasta voltará à Esplanada dos Ministérios a partir de cisão da estrutura da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

+ Preocupações do produtor vão além da mudança de governo, pontua Paulo Bertolini

“É muito importante [a recriação] da pasta”, disse Aristides ao ser entrevistado pelo Canal Rural. De acordo com ele, a divisão do Mapa dará “visibilidade às duas agriculturas” presentes no país. Uma, segundo o dirigente da Contag, é voltada ao processo de produção e industrial, com o objetivo central na exportação. A outra, a ser atendida na nova pasta, é guiada pela agricultura familiar — e com foco no mercado interno.

Ao conversar com a apresentadora e jornalista Pryscilla Paiva durante a edição desta quinta-feira (29) do telejornal ‘Mercado & Companhia’ (vídeo acima), Aristides afirmou que o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), que acabou nomeado ministro, é um “importante quadro político” e “competente”. Além disso, para valorizar o trabalho dos pequenos produtores rurais brasileiros, ele aproveitou para pedir que o ministério passe a se chamar oficialmente Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Ações para o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Agricultura familiar, pronaf, bndes
Foto: Ubirajara Machado/ Min. Cidadania

Durante a entrevista ao Canal Rural, o presidente da Contag também disse esperar por recursos para o setor. O que, na visão dele, passa pela incorporação de autarquias como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). “Esperamos por um ministério robusto”, enfatizou Aristides Veras dos Santos, que ainda pediu por restruturação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile